Procuração Publica, procurações de venda, et extra e modelo procuração e validade!

Procuração Pública

Na procuração publica, que deve ser lavrada em um tabelionato de notas, a pessoa que dá poderes para o procurador é chamada de outorgante.

Após caracterizar e qualificar o outorgante e outorgado, é necessário indicar os poderes, que podem ser gerais ou exclusivos. Em se tratando de poderes gerais, algumas procurações acabam sendo desqualificadas por órgãos que exigem um maior detalhamento do direito de representação.

As procurações podem apresentar vários poderes e inúmeros destinos, de forma que ela seja específica para tal objetivo e entidade, mas que ao mesmo tempo não se torne exclusiva.

Procurações Públicas - Utilização

Uma procuração para o INSS ou para um banco requer poderes específicos, enquanto uma procuração de venda deverá constar os poderes para negociação, recebimentos, quitações, entre outros, especificando-se poderes especiais.

Utilizar um modelo procuração é a melhor alternativa para quem precisa de uma procuração pública ou procuração particular.

A procuração de imóvel não pode ser procuração particular, pois ela não dá direito a transmissão de bens, sendo específica para algum propósito como efetuar uma matrícula, por exemplo. Em alguns casos é necessário o reconhecimento de firma do outorgante em cartório. Já a procuração pública, lavrada em cartório, dá plenos poderes ao outorgado, que pode agir em todas as instâncias, conforme consta em seu teor.

Em se tratando de procuração et extra, ela confere poderes ad judicia, ou seja, no âmbito judicial e fora dele.

A validade de procuração não impede que ela seja revogada. Por ser um documento de confiança, pode ser revogado a qualquer momento, mediante solicitação no cartório de registro, órgãos de destino ou de forma direta, em se tratando de advogado.

Para cada tipo de concessão de direitos existe uma procuração modelo, devendo ser o mais específica e abrangente possível.

Para ter acesso a modelos de procuração dos mais variados tipos e propósitos, basta utilizar os buscadores de internet e optar por um site confiável, seja ele jurídico ou contábil.

Modelo de Procuração