Modelo Procuração Particular, procurações, padrão, simples, detran e banco!

Procuração Particular

A procuração particular, redigida pelo próprio outorgante, deve delegar poderes diretos ao outorgado, mediante assinatura com firma reconhecida em cartório, não ficando cópias no tabelionato.

O modelo de procuração particular segue uma estrutura da procuração padrão, em que se define e qualifica o Outorgante e o outorgado, indicando nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, CPF, RG, endereço de residência e domicilio, além dos poderes, que devem ser definidos de forma clara, detalhando o local de atuação e os atos permitidos. Termina-se com o local, data e assinatura.

Utilização da Procuração Particular Simples

Existem vários tipos de procurações, sendo indicada uma procuração particular simples, que não necessita lavratura em cartório, sendo necessário apenas o reconhecimento de firma, para casos que devem ser resolvidos no DETRAN ou em bancos, entre outros.

Na procuração particular para banco, a estrutura da procuração deve conter após a definição e qualificação das partes a nomeação e constituição do procurador outorgado, de acordo com a necessidade, devendo constar por exemplo poderes para realizar movimentações bancárias relativas aos créditos e débitos, dar e receber quitações, além de assinar recibos, contratar financiamentos, fazer depósitos, saques, assinar os documentos necessários ao cumprimento da procuração, entre outros.

Da mesma forma deverá constar em uma procuração particular do DETRAN todos os poderes delegados ao outorgado.

Na procuração et extra, poderes especiais são concedidos ao outorgado, podendo ele transigir, confessar, reconhecer procedência de pedido, receber citação, entre outros, conforme os artigos 36 e 37 do Código de Processo Civil. Neste caso, estará o advogado, por exemplo, autorizado a praticar todos e quaisquer atos em nome do outorgado, sem nenhum tipo de reserva. Em alguns casos será necessário a lavratura em cartório e não apenas o reconhecimento de firma.

Nos sites www.Tributário.adv.br e www.jurisway.org.br é possível ter acesso a modelos de procuração particular, para vários casos específicos e gerais.

Modelo de Procuração