Modelo Procuração INSS, previdencia social e procuração et extra!

Procuração INSS

A procuração do INSS é um instrumento particular em que uma pessoa interessada nomeia outra para que, em seu nome, pratique atos ou assegure seus interesses administrativos previdenciários junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social.

Em procurações devem constar as partes e suas qualificações, objetivo do documento, local e data. Em alguns casos, será necessário o reconhecimento de firma do outorgante, como é o caso da procuração para previdência que estamos vendo agora.

No caso de outorgado incapaz ou analfabeto, a procuração não poderá ser particular, mas sim por Instrumento público, lavrada em cartório. A procuração para previdência deve indicar dados completos do outorgante, bem como do outorgado, além de todos os poderes.

Formulário de Procuração para o INSS

A procuração do INSS destinada a atos administrativos deve ser outorgada em formulário próprio, o modelo de procuraçãodisponível na página do instituto, conforme normativa do INSS que regulamenta o assunto.

O formulário de procuração do INSS para recebimento de aposentadoria deve ser preenchido e assinado, para que o procurador possa receber mensalidades de benefícios, receber quantias atrasadas e firmar os respectivos recibos ou requerer benefícios, revisão e interpor recursos.

A procuração para representar o outorgante perante o INSS deve estar assinada, com firma reconhecida, para que tenha valor. Salvo os casos de incapaz e analfabeto, cujo procedimento é a lavratura, como citado antes.

Normalmente, em se tratando de procuração da previdencia social para advogado, é necessário fazer uma procuração et extra, para que ele possa ter acesso a outros órgãos e pessoas jurídicas na defesa do cliente.

A procuração simples deve dar plenos poderes para que o procurador possa resolver suas questões na Previdência.

Revogar a procuração do INSS é muito simples, bastando emitir um documento comunicando o instituto da revogação do documento. Protocole e guarde a cópia protocolada, pois esta é a sua prova para o caso de sua procuração para Previdência Social vier a ser usada por má fé.

Modelo de Procuração para o INSS

OUTORGANTE:........................

 

 

OUTORGADO: .........................

 
 
Pelo presente instrumento particular de procuração e na melhor forma de direito, o outorgante nomeia e constitui seu bastante procurador, o outorgado, para o fim especial de receber, do INSS, Delegacia de.................., as importâncias dos benefícios a que tem direito o outorgante, como beneficiário do referido Instituto e as que forem vencendo mensalmente, podendo, para tal fim, reque­rer e assinar o que preciso for, dar recibos ou quitações e praticar todos os atos necessários ao bom e fiel desempenho do presente mandato, inclusive substabelecer.
 
........................... , ....... de..................... de 201 .......
 
____________________________________

 

 

 

OUTORGANTE

Modelo de Procuração